O livro de estreia de Gil Santos intitulado Minha vida, minhas histórias foi lançado em 2021 no espaço FENIG do TopShopping em Nova Iguaçu, e ganhou destaque em diversos eventos como a XX Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro no estande da Secretaria de Cultura do Estado (SECEC-RJ), em dezembro do mesmo ano de lançamento. Assim como em feiras literárias; entrevistas na rádio; em setembro de 2022, participou em palestra do Círculo LER para VA-LER, edição Duque de Caxias (Um braço do grandioso evento carioca "Salão LER"); e em novembro ainda do ano que estamos, Gil Santos conseguiu mais um marco incrível em sua carreira de escritora ao expor seu trabalho, seu livro e suas vivências, na Casa da Leitura e do Conhecimento também organizada pela SECEC-RJ na Festa Internacional Literária de Paraty (FLIP).
Aos poucos postaremos todos estes eventos maravilhosos aos quais Gil esteve presente, cada um em sua devida postagem, com suas devidas fotos, com muita alegria e orgulho desta mulher incrível. Por enquanto estamos falando sobre o livro desta escritora de fibra.
Fiquemos com a sinopse do livro, que se trata de sua biografia:
Gil Santos é alguém que calou por muito tempo a própria dor em prol da dor do próximo e de precisar realizar seu trabalho semanal sem hora pra acabar. Viu e ouviu coisas e se manteve calada. Quando falou, pagou o preço da demissão. Desbravou terras estrangeiras pelas lentes dos seus patrões. Conheceu a cultura destes países e não perdeu a oportunidade de aprender outra língua. Gil foi empregada doméstica, babá, cozinheira, dentre muitas qualificações dignas que poderíamos citar nestas linhas, por toda a sua vida. E com muito orgulho! Conquistou tudo o que tem com o árduo suor de seu trabalho, e pôde vê-lo ser recompensado após décadas de luta da classe com o advento da PEC das Domésticas (2015), que garantiu a todas as empregadas domésticas o direito de serem tratadas com os mesmos benefícios cabíveis aos demais trabalhadores brasileiros. Hoje, aposentada e missionária mobilizadora voluntária da Junta de Missões Mundiais da Convenção Batista Brasileira, lança seu primeiro livro por esta editora, contando sua história. A semelhante história de vida de tantas outras "Gils", "Antonias" e "Marias", como ela mesma costuma chamar as ex-companheiras das batalhas diárias.
Ao decorrer das postagens, vamos encontrar o depoimento dos leitores, assim como formas de adquirir o livro de forma física e digital (e-book).
Gratidão! 💗
Amei a resenha, Marcus. Colocarei na minha lista de livros para ler.
ResponderExcluir