Depoimento de Alcimário Júnior (31/12/2021)
Aproveitei estes últimos dias do ano velho para por em dia algumas pendências de leituras de amigos, hoje foi o dia de ler Minha vida, minhas histórias da querida Gil Santos. Da mesma forma que a chuva cai forte nesta tarde de dezembro, as lágrimas brotam ao sentir tanta emoção neste livro. Vivenciar com Gil as dificuldades de uma vida de doméstica, uma infância difícil, uma juventude de trabalho duro, e muitos e muitos dias de sacrifício em prol do trabalho sem nenhum ou quase nenhum retorno afetivo e claro, muito menos financeiro, dói no coração de quem sente empatia... Nada nem ninguém consegue ou deveria mensurar a dor do outro, nada nem ninguém é melhor do que alguém, no entanto piores sempre podemos ser e, foi assim durante muitos anos que as empregadas domésticas foram tratadas, sem dignidade, como meros objetos de serviço aos patrões.
Gil Santos relata com tanta dignidade todos os desafios vividos que parece ser, teu livro, um objeto de ficção, que nos catapulta de nosso senso comum e nos coloca no cerne do problema. A venda de seu tempo e tua força de trabalho lhe custou a saúde física, mental e emocional. Não existe valor no mundo que pague o custo de nossa saúde, de nossa felicidade, de nossa sanidade. Mesmo que exista respeito, falta empatia, falta compreensão, falta amor que, Gil Santos, foi buscar no próprio serviço, agora outro o voluntário e missionário. Ao se doar ao serviço missionário ela multiplicou a solidariedade. Não sei se, a saúde física foi restabelecida, no entanto, tenho a certeza que a saúde mental e emocional foram completamente curadas! Gil Santos, muito, muito, muito obrigado por dividir um pouco de sua dor, solidão, dificuldade e paixão. Muito obrigado por abrir o teu livro da vida e nos fazer transcender do humano ao Divino compartilhando o teu amor pela criação e construção do Reino de Deus aqui na Terra.
Recomendo que leia o livro, ao começar, você só para de fato quando acaba. Se emocione, relacione e principalmente observe a pobreza do ser humano e a grandeza de Deus.
Comentários
Postar um comentário