Pular para o conteúdo principal

Ato de dizer não


Nunca escrevi nada sobre o ato de dizer não. Ao longo da minha vida, buscando aceitação no âmbito familiar, entre amigos e no trabalho, acabei passando todo esse tempo concordando com tudo, mesmo que posteriormente me arrependesse profundamente. Muitas vezes, eu mesma me considerava uma tola.

Mesmo quando não podia, encontrava maneiras de ajudar e estar disponível para as pessoas, e o "sim" era sempre a resposta pronta. Porque muitas de nós, mulheres, nos deixamos levar pelo sim, acreditando que assim seremos aceitas, queridas e amadas por todos. O detalhe importante é que, frequentemente, ouvia que eu era generosa, mas a mesma pessoa que ouviu meu sim parecia esquecer quando precisava.

Foi nos momentos mais difíceis que aprendi a importância do não. Foi então que pude perceber quem realmente estava ao meu lado, e eram poucos. Se você acredita que dizer sim para tudo vai além, devo dizer que não. Quando tomamos consciência e dizemos não, expressamos nossa opinião, recusamos o que não gostamos e não concordamos com a maneira como fomos tratados.

As pessoas geralmente ficam surpresas quando você diz não, e naturalmente podem te achar dura. Mas, normalmente, um dia o mundo é duro com você, aproveitando-se de sua fragilidade e carência afetiva, quando você só queria um sorriso, um abraço sincero ou um telefonema perguntando como você está, sem pedir nada em troca. E, infelizmente, muitas vezes respondemos com um sim imediato.

Isso é a vida real e aconteceu comigo. Hoje, depois de muitos anos e após passar por terapia, percebo que agi de forma equivocada ao dizer apenas sim, movida pelo medo da solidão. Hoje, o ato de dizer não, quando necessário, me liberta, sempre com respeito pelo outro e muita compaixão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apresentação:

  Este é o Blog Oficial da Escritora Gil Santos. Aqui você encontrará notícias sobre eventos, lançamentos, ações e informações sobre a carreira desta mulher de fibra. Venha neste site sempre que precisar das notícias dessa autora tão querida. Conheça a Biografia: Gil Santos, Personal Organize e experiente em Palhaçaria Hospitalar, se torna escritora em 2021 com o livro Minha vida, minhas histórias que conta as dificuldades que uma doméstica enfrenta para trabalhar e sobreviver na casa de seus patrões.  Histórias difíceis de viver, no entanto, tão reais, vividas e compartilhadas por muitas e muitas mulheres guerreiras que veem neste oficio, o sublime ato de ganhar o seu sustento de forma honesta. Gil também divide sua vida com as atividades de Missões Mundiais e o trabalho com os refugiados na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro e no Mundo.  “Não tive a oportunidade de dar sequência aos estudos, pois aos 16 anos comecei a trabalhar fora, mesmo trabalhando fora consegui c...

O qualificar de Deus

A minha vida nunca foi fácil, mas nunca desisti. Sempre venci os obstáculos que me foram apresentados. Nunca precisei passar por cima de ninguém para alcançar meus sonhos. Segui em frente, sempre sonhando, acreditando em um mundo melhor. Nunca achei que sabia tudo, pois sei que não preciso saber de tudo. O que preciso é amar e respeitar a todos para ser respeitada. Hoje, posso ver e sentir o cuidado de Deus em minha vida. Muitas vezes, olho para dentro de mim e, quase sussurrando, falo sobre minhas fraquezas, medos, anseios e inseguranças. Mas Ele, com muito carinho, responde: “Eu te qualifico”. E, nesse momento, meu coração se aquece, pois sei que nunca estive sozinha. Deus sempre esteve comigo o tempo todo. Um ótimo meio de semana a todos!

Lançamento de meu segundo livro

📚✨ Convido todos vocês para o lançamento especial do meu novo livro: “Minhas Histórias e Histórias de Outras Mulheres”, uma coletânea inspiradora que reúne vivências e superações de mulheres extraordinárias. 🌸💬 Será uma noite muito especial, o livro conta com a participação de histórias mulheres incríveis como Cleide Pereira, Cristina Paula, Dani Dias, Débora Oliver, Elizete Barroso, Helena de Sá, Maria Amélia e Soraya Campos. 🗓 Data: 31 de outubro de 2024 🕕 Horário: 18h 📍 Local: OAB de Nova Iguaçu, Rua Dr. Humberto Gentil Baroni, 137, Centro.